Conheça formas de dizer não à corrupção

em Corrupção | 01.12.2017

O Dia Internacional Anti-Corrupção de 9 de dezembro de 2017 está se aproximando. Para marcar a ocasião, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)  está chamando os governos, o setor privado, as organizações não governamentais, os meios de comunicação e os cidadãos de todo o mundo para apoiar a hashtag #UnitedAgainstCorruption, em português #UnidosContraCorrupção.

A campanha de 2017, desenvolvida conjuntamente pelo UNODC e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visa apoiar uma posição unida positiva contra a corrupção para o desenvolvimento, a paz e a segurança.

De acordo com o UNODC as pessoas geralmente pensam que estão à mercê da corrupção e que é apenas um "modo de vida". “No entanto, toda sociedade, setores do governo e cidadãos seriam beneficiados unindo-se contra a corrupção em sua vida cotidiana”, explica a entidade.

Então o que você pode fazer?

Inspire-se ao verificar a Matriz de Ações para descobrir as diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem dizer "NÃO" à corrupção. Também é possível verificar o site do Dia Internacional da Luta contra a Corrupção, onde o material da campanha de 2017, como logotipos, cartazes e folhetos, está disponível (com um pacote de mídias sociais) em vários idiomas para divulgação máxima.

Com estes, você pode:

  1. Redigir e mobilizar as pessoas para que tomem medidas: organizar reuniões e reuniões públicas, fazer discursos, distribuir os materiais da campanha, organizar petições e realizar reuniões, workshops ou eventos;
  1. Levante sua voz e defenda: Escreva cartas, artigos de jornais, anúncios e boletins informativos, produza programas de rádio e participe de entrevistas televisionadas;
  1. Fale sobre as mídias sociais: adote o logotipo como sua imagem de perfil, como e compartilhe nossa página do Facebook, e visua o material da campanha para aumentar a conscientização em torno do Dia Internacional Anti-Corrupção.