Seminário aponta experiências exitosas em educação
O jornal Correio Braziliense promoveu nesta terça-feira (12) um encontro de experiências exitosas na educação pública do Brasil. Mais de 100 pessoas, entre especialistas em gestão e professores, puderam conhecer o que tem sido realizado, e com resultados positivos, nos estados de Pernambuco, Goiás e Ceará.
O secretário de educação do estado de Pernambuco, Frederico Amancio, primeiro a falar, destacou a importância da massificação do modelo do ensino em tempo integral. "Não basta criarmos poucas escolas de excelência. O jovem precisa ser cativado, se sentir atraído, tornando o ensino interessante para todos", observou.
Amancio destacou que o estado trabalhou com quatro grandes eixos estratégicos na educação: infraestrutura escolar, foco no ensino médio integral e técnico, novos insumos pedagógicos e oferta de experiências inovadoras para tornar a escola mais atrativa e potencializar o aprendizado e uma gestão de resultados aplicada à Educação.
Para a educação integral, por exemplo, Pernambuco construiu o próprio modelo. “Começamos em 2004 com a primeira escola de tempo integral e hoje temos 370 escolas desse tipo. Além disso, passou de 6 para 38 o número de escolas técnicas estaduais”, afirmou.
Com a implantação das medidas, o estado de Pernambuco saiu do 21º lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o primeiro lugar em 2015. Já a taxa de abandono escolar saiu de 24% para 1,7%, a menor taxa de abandono do país. “O mais bonito não são apenas os números, mas perceber que o jovem voltou a sonhar no nosso estado”, completou.
Na avaliação do secretário de Pernambuco, os melhores resultados - que 'saltam os olhos' - devem ser obtidos por meio da continuidade do trabalho na área. "É a visão de uma equipe que enxerga a importância da educação, dando oportunidades aos jovens para entrar nas universidades, prepará-los para o futuro, para o mercado de trabalho, para a vida", disse.
Em Goiás
A secretária de educação de Goiás, a professora Raquel Teixeira, afirmou que a unidade da federação tem o objetivo de buscar excelência e equidade na educação estadual. “A nossa grande inovação está na ideia de ter uma sistema integrado trabalhando com material didático dirigido”, explica.
Teixeira destacou a realização de uma avaliação dirigida amostral na educação do estado, que objetiva verificar o nível de proficiência dos estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental à 3 série do Ensino Médio da rede estadual de Goiás.
“Eu tenho a ambição de achar que eu não sou só gestora do alunos estaduais, por isso também fizemos convênios para ajudar os municípios”, explicou.
A secretária ainda destacou que o trabalho não foi realizado com consultoria externa. “Desde o diagnóstico até quem dá aula, quem realiza as atividades são todos servidores efetivos da Secretaria de Educação. Isso acontece em razão de uma das minhas preocupações ser a questão da continuidade dos processos instaurados. Os servidores efetivos são os responsáveis pelo processo de educação”, concluiu.
No Ceará
A experiência exitosa do Ceará foi destacada pelo secretário de educação do estado, Antonio Idilvan Alencar, que ressaltou que das 100 melhores escolas públicas do país, 77 estão no Ceará. O avanço é resultado de grande investimento em educação em conjunto com boas ideias.
O secretário relatou vários exemplos da evolução de qualidade no ensino de seu estado. Uma das ideias implementadas é uma premiação que classifica a escola por meio de cores e este ano distribuiu R$ 43 milhões, em todo o estado.
“Instituímos um processo de cores, para sair do amarelo, que representa a secura do Ceará, e chegar até a cor verde escura, dada a quem ganha. Virou discussão em mesas de bar, no cabeleireiro, todo mundo querendo ser verde escuro. Quando é amarelo, é todo um sofrimento, porque a cobrança é geral”, relatou Alencar.
Um detalhe importante é que as 150 melhores escolas só recebem o prêmio total a que têm direito se ajudam uma das 150 piores.
Publicada em : 13/12/2017