Movimentos sociais e juristas sugerem a Temer nomes para STF
Integrantes de 44 grupos que deram apoio ao impeachment de Dilma Rousseff enviaram carta a Michel Temer com indicações para o Supremo Tribunal Federal. O documento sugere oito nomes para a vaga deixada por Teori Zavaski.
Entre as sugestões está o procurador junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira, responsável por defender a tese das “pedaladas fiscais” de Dilma. O nome também é apoiado pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas, que já defendeu publicamente a indicação do procurador.
Também consta o nome do procurador e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu. A lista ainda conta com Fausto De Sanctis, desembargador federal no TRF da 3ª Região, em São Paulo, Hélio Egydio De Matos Nogueira, desembargador federal no TRF da 3ª Região, em São Paulo, e, Humberto Bergmann Ávila, professor da USP e da UFRGS.
Completam a lista, Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e principal cotado para indicação, João Batista Gomes Moreira, desembargador federal no TRF 1ª Região, em Brasília, e Roberto Delmanto Júnior, advogado criminalista. O juiz Sérgio Moro não está na relação.
A carta é assinada por 5 advogados, entre eles Hélio Bicudo, autor do pedido de impeachment aceito pelo então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em dezembro de 2015. Também assinou o advogado Miguel Reale Júnior, advogado de acusação durante o processo.
Os movimentos também lembram que Teori conduzia com dignidade ímpar os processos oriundos da denominada "Operação Lava Jato", deflagrada pela Polícia Federal. “A instituição que, ao lado de outras, despertou em nossos irmãos nacionais a esperança de um Brasil, se não livre, ao menos, não inviabilizado pelo câncer da corrupção e a chaga da impunidade”, afirmam.
A líder do Movimento NasRuas, um dos signatários do documento, Carla Zambelli, afirma que a carta é um seguimento do trabalho realizado pelos movimentos, há vários anos, e que novamente é apoiado pela maioria da população. Segunda ela, 'entendemos que o momento urge maior participação popular nunca vista, visando conferir legitimidade material à indicação de Vossa Excelência (Temer) para suprir a saída precoce do Ministro Teori'", citou.
“Para tanto, nos dirigimos não somente ao Presidente de nossa República, mas ao professor, ao constitucionalista Michel Temer, que acreditamos terá a sensibilidade e sabedoria necessárias para acolher este apelo popular”, diz a carta.
Publicada em : 26/01/2017