Fim do financiamento privado diminui número de parlamentares candidatos
Levantamento preliminar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que 76 parlamentares, entre deputados e senadores, irão concorrer a eleição municipal de 2016. O número está abaixo da média histórica, que é de 89 nomes nesses pleitos.
O Diap apontou algumas razões para a redução do número de candidatos. Na avaliação do Departamento a diminuição decorreu, entre outros fatores, como consequência do fim do financiamento empresarial de campanha.
Também estão na lista de motivos o desgaste da imagem dos parlamentares em função das investigações da Operação Lava Jato e a difÃcil situação financeira dos municÃpios.
Dos parlamentares que concorrerão este ano, 74 são deputados federais, sendo 66 candidatos a prefeito e oito a vice-prefeito. Os dois senadores que disputarão as eleições (Marta Suplicy, em São Paulo; e Marcelo Crivella, no Rio de Janeiro) concorrem ao cargo de prefeito.
Por partido
Entre os deputados, os partidos com maior número de candidatos são o PSDB, com 11, seguido do PMDB e PT, com nove cada. O PC do B, com seis, supera partidos como o PR, o PSB e o PTB, com cinco cada.
O Psol lançou quatro candidatos, o mesmo número do PRB. Com três candidatos estão o PSD e o DEM. Lançaram apenas dois candidatos, o SD, o PPS e o PDT. Com um candidato estão o PP, o Rede, o PHS e o Pros.
Por Unidade da Federação
O Rio de Janeiro é a unidade da federação com mais parlamentares a concorrer no pleito de outubro: 15 ao total. Além do senador Marcello Crivella que concorrerá à prefeitura do Rio, estão na lista os deputados psdebistas Betinho Gomes e os pemedebistas Fernando Jordão, Marquinho Mendes, Pedro Paulo e Washington Reis.
Ãureo (Solidariedade), Glauber Braga (Psol), Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Molon (Rede), Rosangela Gomes (PRB) também estão na lista. Além de Alexandre Vale e Doutor João do PR e Ãndio da Costa e Hugo Leal, do PSD.
Na âcolaâ do Rio de Janeiro está o estado de São Paulo, com 10 parlamentares que vão concorrer nas eleições municipais de 2016. Minas Gerais, por sua vez, tem sete parlamentares na disputa de outubro.
Confira lista completa aqui!
Publicada em : 18/08/2016