Contas Abertas participa de jornadas parlamentares de Angola

A Associação Contas Abertas participou, nos últimos três dias, da VI Jornadas Parlamentares da Unita, na capital angolana, Luanda. O evento é do Grupo Parlamentar Unita e teve como tema a cidadania, a transparência e boa governança.

A Contas Abertas foi representada pela jornalista Dyelle Menezes, que falou no primeiro dia do evento, segunda-feira (23), sobre a evolução da transparência no país e a ligação entre o tema e o combate à corrupção.

A participação no evento foi realizada por meio de videoconferência, pois a embaixada de Angola no Brasil não liberou o visto da jornalista a tempo para que ela embarcasse para o país africano.

Mesmo à distância foi possível explicar os caminhos da transparência percorridos pelo Brasil, com a implementação de legislações fortes. Além disso, a jornalista também explanou sobre o atual cenário de combate à corrupção, com o avanço da operação Lava Jato.

A Associação elogiou a iniciativa das jornadas por parte do partido Unita. “O fato do partido estar disposto a ampliar a transparência e boa governança mostra, com certeza, a preocupação com a população de seu país. Se todas as autoridades trabalhassem nesse sentido, viveríamos em um mundo mais justo e igual”, disse Menezes.

Para o partido, as VI Jornadas aconteceram em um momento de particular importância da história de Angola, pois é o último ano da legislatura resultante das eleições gerais que deram lugar ao este Grupo Parlamentar Unita.

“As VI Jornadas Parlamentares da UNITA foram, uma oportunidade para balanço, análise e retrospectiva do que foram os quase 5 anos de atividade parlamentar, para além de perspectivar os desafios que se avizinham”, afirmou o vice-presidente do partido, Raul Manuel Danda.

Parceria com Angola

Essa é a segunda vez que a Contas Abertas tem a oportunidade de ir ao país africano mostrar seu trabalho. Em 2013, a entidade foi convidada pelo partido angolano CASA-CE para participar das primeiras jornadas parlamentares do grupo.

O congresso teve como tema “Por um mandato legislativo a serviço do povo” teve como sede a província de Uije, em Angola. Na oportunidade foi demonstrada a atuação da Câmara dos Deputados e do Senado na fiscalização do poder Executivo e as ferramentas que podem ser utilizadas atualmente na fiscalização das atividades do Legislativo brasileiro.

Em 2008, a Contas Abertas também esteve em Angola em uma parceria entre as fundações internacionais Open Society e Friedrich Ebert e o Observatório Político – Social de Angola, ocorreu em Luanda a Conferência Internacional sobre “Sistemas de Fiscalização do Orçamento Geral do Estado de Angola”. A apresentação do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal brasileiro, o Siafi, foi destaque no congresso. Os participantes se surpreenderam com o nível de detalhamento e com a transparência das contas públicas no Brasil.

Em 2007, dois jornalistas angolanos desembarcaram esta semana em Brasília no intuito de aprofundar seus conhecimentos acerca de orçamento e controle social. Edgar Xisto e Africano Bento, naturais de Huambo, cidade localizada no sul de Angola, foram selecionados para participar de um intercâmbio de dois meses no Brasil. No primeiro mês, os jornalistas terão a oportunidade de acompanhar o trabalho desenvolvido na Contas Abertas, além de visitar alguns dos principais órgãos da administração pública brasileira e meios de comunicação.


Publicada em : 28/01/2017

Copyright © 2018 Associação Contas Abertas