Contas Abertas ministra curso no jornal Estadão
Nos dias 25 e 26 de setembro, o secretário-geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco, e o analista de sistemas, Carlos Blener, ministram aulas de investigação e acompanhamento dos gastos públicos, na turma do Curso Estado de Jornalismo. O curso será realizado para 31 “focas” e cinco estagiários da redação, na sede do jornal, em São Paulo.
O treinamento “Acompanhamento dos gastos públicos” o objetivo é chamar a atenção dos participantes para a riqueza de pautas que podem ser extraídas a partir de ferramentas de busca nos portais e dispêndios da administração pública.
Além disso, um dos propósitos das oficinas é difundir técnicas para a fiscalização dos recursos públicos e fazer com que os participantes relacionem dados orçamentários à sua formação e aos respectivos ambientes de trabalho. A intenção do Contas Abertas é também fomentar o controle social e demonstrar a importância do acompanhamento dos gastos públicos por parte da sociedade civil.
Nos três meses do programa, os focas selecionados têm aulas teóricas e práticas, além de palestras especiais e entrevistas coletivas. Os alunos atuam em várias editorias do Estadão, monitorados por experientes jornalistas.
O currículo inclui ainda aulas de Política, Economia, Português, Ética e Direito, que complementam a formação acadêmica dos Focas. Também estão previstos treinamentos sobre Reportagem com Auxílio do Computador.
Criado em 1990, o Curso Estado de Jornalismo é um dos mais tradicionais programas de treinamento do País, tendo recebido nesse período jovens profissionais de todas as regiões do Brasil e também participantes do exterior.
O programa tem certificado válido pela Universidade de Navarra e patrocínio da Philip Morris.
Publicada em : 26/09/2017