Contas Abertas ganha prêmio por contribuir para o fortalecimento das instituições democráticas

 A Contas Abertas ganhou o Prêmio Notáveis – Millenium 2016, na categoria "Contribuição para o fortalecimento das instituições democráticas". A premiação foi criada este ano com o objetivo de celebrar os 10 anos de existência do Instituto Millenium. O prêmio reconhece iniciativas da sociedade civil que, em sua atuação, contribuíram para o fortalecimento da liberdade no Brasil.

Para o secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castello Branco, o prêmio valoriza o trabalho que a Contas Abertas vem realizando ao longo dos últimos 11 anos. “Nós enfrentamos muitas dificuldades ao longo do caminho, mas esse reconhecimento mostra como é importante e gratificante lutar pela democracia no Brasil”, afirma.

Foram selecionadas, em duas categorias, os principais avanços da sociedade nos últimos anos. Na categoria "Contribuição para o fortalecimento da liberdade de expressão", a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Facebook  foram os destaques.

O Conselho de Governança e mantenedores do Instituto Millenium realizaram a votação no dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Gustavo Franco, Priscila Pereira Pinto, João Roberto Marinho, Pedro Henrique Mariani, Ricardo Diniz, Eduardo Machado, Pedro Neves, Bernardo Bonjean, Marcos Troyjo, Daniel Feffer, Antenor Leal,  Armínio Fraga e Jorge Gerdau elegeram três instituições para receber a premiação por sua atuação exemplar e inspiradora.

Na celebração o Sr. Jorge Gerdau entregará os prêmios e o Sr. Giancarlo Civita fará uma homenagem a seu pai, o empresário Roberto Civita. A premiação acontecerá em jantar no Jockey Clube de São Paulo.

O instituto

O Instituto Millenium (Imil) é uma entidade sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária com sede no Rio de Janeiro. Formado por intelectuais e empresários, o think tank promove valores e princípios que garantem uma sociedade livre, como liberdade individual, direito de propriedade, economia de mercado, democracia representativa, Estado de Direito e limites institucionais à ação do governo.

O Imil é mantido pela contribuição de pessoas físicas e jurídicas de direito privado, sem receber verbas públicas. Observa as mais rigorosas regras de governança, contando, inclusive, com auditoria externa para que não haja conflitos de interesse e a organização possa manter sua independência e credibilidade.


Publicada em : 22/11/2016

Copyright © 2018 Associação Contas Abertas