Contas Abertas é citado em artigo internacional sobre democracia no Brasil
Um artigo denominado âDemocracia no Brasil: Alguma coisa mudou desde os anos 90?â, publicado pela University of Calgary, do Canadá, citou a Associação Contas Abertas como âuma ponte entre cidadãos e o governoâ.
De acordo com a tese canadense, a entidade da sociedade civil é importante para a democracia porque torna mais fácil entender e interpretar ações e gastos do Poder Público. O estudo foi produzido pela doutoranda Mariana Hypólito, que esteve na entidade no final de 2014.
A citação do Contas Abertas no artigo foi baseada em entrevista com o secretário-geral e fundador da Associação, Gil Castello Branco. Na oportunidade, o economista conversou com Mariana sobre a evolução da transparência no paÃs e o necessidade de se expor ainda mais as informações públicas, que mesmo com a Lei de Acesso à Informação, por vezes, são negadas ao cidadão.
A tese da doutoranda traz a evolução dos mecanismos de controle no Brasil que vem ocorrendo desde os anos 90. Assim, o foco da pesquisa de campo foi discutir o que levou à criação de mecanismos, como a Controladoria-Geral União e a maior autonomia para o Ministério Público Federal e a PolÃcia Federal.
Na tese, Mariana aponta concluà que o Brasil está longe de ser uma democracia perfeita, porém avançou muito nos últimos anos. A doutoranda cita, por exemplo, a diferença entre o processo de impeachment de Fernando Collor e de Dilma Rousseff.
âQuando se compara a democracia do inÃcio de 1990 com a de hoje, é importante notar que o envolvimento de Collor em um esquema de corrupção só se tornou público porque seu irmão decidiu falar. O esquema relativo à Petrobras, ao contrário, foi descoberto e está sendo investigado porque as instituições estão funcionando corretamenteâ, explica.
Confira o artigo completo aqui!
Além do Contas Abertas, a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), entidade de classe de âmbito nacional, também foi citada. A doutorando entrevistou a presidente da ANTC, Lucieni Pereira. Também foi entrevistada da oportunidade a Vice-Presidente da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU), Glória Merola. O assunto debatido foi o de accountability horizontal no Brasil e o papel do controle externo.
Publicada em : 08/07/2016